Gamificação em bibliotecas: despertando a motivação nos usuários

Autores

  • Adriana Stefani Cativelli Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Diego Monsani Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Com o objetivo de apresentar novas técnicas para dinamizar os serviços das unidades de informação e estreitar os laços entre bibliotecas e usuários, o trabalho apresenta a gamificação como uma opção para alcançar esse fim. Define a gamificação como a aplicação de mecânicas de jogos em tarefas cotidianas e a partir disso apresenta as mecânicas dos jogos utilizadas no processo de gamificação e os pontos positivos em sua aplicação. Aborda a metodologia de gamificação proposta por Vianna et al. contextualizando cada passo com exemplos de ordem prática que já estão implantados em bibliotecas. Também faz uso da metodologia citada numa atividade cultural de estímulo a leitura de uma biblioteca.

Palavras-chave: Gamificação. Gestão de mudança. Educação de usuário.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/39639

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Biografia do Autor

Adriana Stefani Cativelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Gestão de Unidades de Informação UDESC

Diego Monsani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Gestão de Unidades de Informação UDESC

Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação UDESC

Publicado

2016-12-06

Como Citar

Cativelli, A. S., Monsani, D., & Juliani, J. P. (2016). Gamificação em bibliotecas: despertando a motivação nos usuários. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31708

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos