Processo dialógico entre bibliotecários e usuários: reflexão em torno da utilização dos dispositivos de comunicação da web social

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Bahia
  • Emeida Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias públicas brasileiras, como um recurso que pode potencializar a mediação da informação por meio da interação entre usuários e bibliotecários é o tema deste trabalho, que teve por objetivo identificar e analisar como as bibliotecas das universidades federais e estaduais têm explorado os recursos de comunicação nos websites para ampliar suas ações voltadas à mediação para o acesso e uso da informação. A técnica da observação direta e intensiva dos websites foi adotada para análise do uso dos dispositivos de comunicação da web social e se o mesmo tem ampliado a mediação realizada pelas bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das IES Estaduais e IFES para o acesso e uso da informação. Constatou-se neste trabalho que, ainda são poucos os casos de bibliotecas que, além de disponibilizarem conteúdos relevantes para auxiliar os usuários no acesso e uso da informação, bem como conteúdos sobre a biblioteca, também vêm explorando os dispositivos para favorecer a participação ativa dos usuários na troca de informações, debates, comentários e manifestação de sugestões. Assim, concluiu-se que, embora em menor quantidade e ainda necessitando de maior planejamento nas ações, há uma parcela das bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das IES Estaduais e das IFES analisadas que têm procurado avançar no modo de aproximação e de relacionamento com os usuários, como também vêm apresentando uma nova conduta de comunicação por parte dos bibliotecários que se mostraram mais acolhedores e amigáveis na interlocução com os usuários por meio dos dispositivos de comunicação da web social.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Mediação da informação – Bibliotecas universitárias. Web social – Bibliotecas universitárias.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/37310

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação UFPB

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Bahia

Professora do Instituto de Ciência da Informação e PPGCI UFBA

Emeida Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação UFPB

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos