Percepções sobre biblioteca inclusiva

Autores

  • Cícero Carlos de Oliveira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino Universidade Federal do Cariri

Resumo

A referida pesquisa reflete sobre o papel da Biblioteca no contexto inclusivo, mirando para o usuário independente da sua limitação cognitiva, física ou outras. Permeia no âmbito da ergonomia do ambiente construído, do desenho universal e da acessibilidade atitudinal. A pesquisa classifica-se como descritiva por tratar de um registro, análise e interpretação de documentos voltados para a Biblioteca Inclusiva, teve um conjunto de procedimentos utilizados a partir da abordagem do método dedutivo, como análises através uma cadeia de raciocínio a respeito da investigação de uma Biblioteca para Todos. É utilizado o método de procedimento comparativo, analisando o contexto presente, no passado e os estágios de desenvolvimento da Biblioteca. Em relação à técnica de pesquisa, se fez da documentação indireta com a pesquisa bibliográfica e documentação direta por meio de entrevista realizadas através de questionário aberto enviado por e-mail com dezesseis pessoas de sete países, a fim de verificar as semelhanças e diferenças quanto ao conceito de biblioteca inclusiva e suas percepções sobre a temática.

Palavras-chave: Biblioteca Inclusiva. Biblioteca e Acessibilidade. Biblioteca e Pessoas com Deficiência.

Link: http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/5

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Carlos de Oliveira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri; Graduado em Letras, pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Especialista em Inclusão Escolar: necessidade educativas especiais, pela Faculdades Integradas de Patos (FIP)

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Universidade Federal do Cariri

Professora Adjunta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasilia (UnB); Mestre em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblitoeconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos