Mediação no Campo da Ciência da Informação

Autores

  • Naiara Oliveira Macedo Universidade Federal do Cariri
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri

Resumo

Aborda o conceito de mediação no campo da CI. O presente estudo toma como base a seguinte pergunta: como se constitui o conceito de mediação no campo da Ciência da Informação? O objetivo da pesquisa é discutir sobre a mediação aplicada no campo da Ciência da Informação no âmbito da informação social, da construção do conhecimento e das relações entre mediação e apropriação da informação. A metodologia foi construída no contexto da pesquisa bibliográfica permitindo a cobertura de uma gama de fenômenos a partir da qual foi possível elaborar um processo reflexivo baseado em múltiplos diálogos com a literatura científica nacional e internacional de diferentes períodos históricos. Conclui-se que a constituição da mediação no campo da CI se dá por meio de dois vieses: epistemológico contribuindo para composição do objeto da CI nas perspectivas pragmáticas, humana e pedagógica; e profissional da informação em centros de informação mediante um novo olhar de atuação no contexto de intervenções e interferências.

Palavras-chave: Mediação da Informação. Ciência da Informação. Profissional da Informação. Apropriação da informação. Centros de informação

Link: http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/7/2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Oliveira Macedo, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Bacharel em Biblitoeconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos