A percepção dos profissionais e dos estudantes de Biblioteconomia acerca da praxis do arquiteto da informação

Autores

  • Virgínia Bentes Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Camila Regina de Oliveira Rabelo Universidade Federal do Ceará
  • Igor Peixoto Torres Girão Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Hilton Hilton Rodrigues Raulino Neto Universidade Federal do Ceará

Resumo

Apresentam-se os resultados da pesquisa cujo objetivo é investigar a percepção que os profissionais e estudantes de Biblioteconomia têm sobre Arquitetura da Informação (AI), bem como as competências e habilidades necessárias para atuar como arquiteto da informação. O estudo empírico foi realizado em Fortaleza, adotando-se o questionário cuja coleta de dados foi feita online. Os resultados demonstram que os participantes da pesquisa possuem algum conhecimento sobre a Arquitetura da Informação, contudo, em relação às competências necessárias para trabalhar nessa área, ficou evidente o desconhecimento, por parte da maioria deles. No que diz respeito as competências e habilidades para ser arquiteto da informação, foram apontados: domínio das tecnologias de informação e de comunicação, da organização e tratamento da informação, capacidade para trabalhar em equipes multidisciplinares, empreendedorismo, criatividade e outras aptidões. Conclui que, embora a AI se mostre como mais um nicho mercadológico para o bibliotecário, ainda não está sendo explorado na esfera da formação desse profissional. Este fato que demanda ações na oferta da disciplina arquitetura da informação no contexto da graduação e da pós-graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Competência Informacional do Arquiteto da Informação. Habilidades do Arquiteto da Informação.

Link: http://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/39/52

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará

Professora do Departamento de Ciência da Informação (DECINF) da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2; Graduada em Biblioteconomia, pela Universudade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutora em Sciences de l'Information et de la Communication, pela Université Stendhal-Grenoble-3, França.

Camila Regina de Oliveira Rabelo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em andamento em Docência e Gestão do Ensino Superior, pela Faculdade Estácio do Ceará; Bibliotecária do Setor de Empréstimo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR); foi bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Igor Peixoto Torres Girão, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); foi bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Francisco Hilton Hilton Rodrigues Raulino Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduando em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); foi bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos