Ações formativas para mediação da informação

Autores

  • Genoveva Batista do Nascimento UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB
  • Maria Meriane Vieira Rocha UFPB
  • Patricia Silva UFPB

Resumo

Apresenta ações de informação no âmbito do regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi, na Universidade Federal da Paraíba, visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através do blog SOS NormalizAção, de interesse para a comunidade acadêmica. Considera que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação se mostra fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.

Palavras-chave: Regime de informação. Ação formativa. Ações de Mediação. Artefatos de informação. Objetos de aprendizagem. Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genoveva Batista do Nascimento, UFPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora do Projeto Monitoria do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Projeto LTi da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Maria Meriane Vieira Rocha, UFPB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Patricia Silva, UFPB

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Coordenadora do Projeto SOS NormalizAção do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Pesquisas em andamento