Comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Autores

  • Francisca Ramalho
  • Hanna Hamad
  • Ítalo José Bastos Guimarães

Resumo

O processo de busca de informação relaciona-se com as necessidades do indivíduo e o modo como ele procura a informação necessária a suprir sua lacuna cognitiva, apreendendo informação e transformando-a em conhecimento, envolvendo habilidades intelectuais como a decodificação e interpretação, possibilitando estabelecer uma relação entre o conhecimento existente e o proveniente de novas informações. Analisar do comportamento informacional dos discentes deficientes visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atendidos pelo Núcleo de Educação Especial (NEDESP). Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário aplicado com dez usuários deficientes visuais. O modelo de comportamento de busca da informação desenvolvido por David Ellis norteou a realização da pesquisa. Os apontamentos demonstram que as principais necessidades de busca de informação estão associadas às atividades acadêmicas, como seminários, provas e elaboração de artigos. No processo de busca, os discentes usam a internet como principal fonte de informação. A adequação dainformação com a necessidade do usuário é realizada através da busca por fontes seguras, confiança nos amigos, filtragem das informações relevantes, disseminação da informação por várias pessoas e consolidação da informação. As maiores dificuldades encontradas são a falta de acessibilidade em sites na internet e a ausência de materiais disponíveis em braille. É necessário adotar medidas corretivas, preventivas e assistivas, pela Universidade, para suprir as lacunas informacionais e adequação as reais necessidades dos deficientes visuais.

Palavras-chave: Necessidade de informação. Busca de informação. Uso da informação. Deficientes visuais.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20359/18995

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Ramalho

Doutora em Ciências da Informação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professora do Departamento de Ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Hanna Hamad

Mestranda em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ítalo José Bastos Guimarães

Mestrando em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos