A tríade informação-gestão-comunicação: uma reflexão no contexto organizacional

Autores

  • Ariane Barbosa Lemos
  • Ricardo Rodrigues Barbosa

Resumo

O presente trabalho apresenta conceitos e características referentes aos termos informação, gestão e comunicação, ao mesmo tempo que busca explorar possíveis relacionamentos entre eles. A característica interdisciplinar da análise é reiterada por meio de reflexões relacionadas à Ciência da Informação, à Administração e à Comunicação Social, dentro do contexto das Ciências Sociais Aplicadas. A contribuição teórica se configura na proposta de realizar investigação interdisciplinar, que busca conectar essas áreas do conhecimento. Parte-se de uma discussão interdisciplinar sobre o conceito de organização, contexto no qual a tríade informação-gestão-comunicação é observada. Este artigo, de natureza descritiva, adota viés exploratório, na medida em que a proporciona visão geral sobre a temática investigada. O método de elaboração desta revisão de literatura é o narrativo, que não utiliza critérios explícitos e sistemáticos para a busca e análise crítica da literatura. Os descritivos de fenômenos e processos relacionados à tríade demonstram pontos de conectividade, quando analisados no contexto organizacional. A discussão destaca o caráter social da organização, no qual se observa a construção e a constituição de processos e fenômenos sociais. Além disso, o trabalho ressalta que: (a) a Ciência da Informação enaltece o papel estratégico da informação para as organizações; (b) a Administração reitera a importância do gerenciamento de pessoas, processos, tarefas e recursos de uma organização; e (c) a Comunicação Social está presente em diversos processos e setores de uma organização, atuando em questões que tanto dizem respeito ao ambiente interno quanto ao externo. Dessa forma, a gestão se posiciona de forma intermediária entre a informação e comunicação, oferecendo às demais áreas técnicas e ferramentas que favorecem o gerenciamento tanto da informação quanto da comunicação. Ou seja, a gestão pode ser vista como uma “ponte” que proporciona a interlocução entre os demais termos da tríade. Sendo a Ciência da Informação o campo do conhecimento que estuda, dentre outros temas, as práticas de gestão da informação aplicadas no ambiente organizacional, sugerem-se como relevantes estudos interdisciplinares que abordem práticas da comunicação organizacional, fluxo e compartilhamento da informação. O estudo aponta ainda que há espaço para investigações cujos objetos de estudos estejam correlacionados à temática deste artigo.

Palavras-chave: Informação. Gestão. Comunicação. Organização.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_n1/racin_v4_n1_artigo02.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Barbosa Lemos

Doutoranda na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Ciência da Informação (2012) e especialista em Gestão Estratégica da Informação (2010) pela ECI/UFMG. Graduada em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pelo Centro Universitário UNI-BH (2004).

Ricardo Rodrigues Barbosa

Professor Titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutor na Faculty of Information Studies da University of Toronto. Doutor em Administração de Empresas pela Columbia University. Mestre em Business Administration. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos