Mediação da informação e mediação pedagógica: discussões conceituais

Autores

  • Helena Célia de Souza Sacerdote
  • Jorge Henrique Cabral Fernandes

Resumo

Trata-se de sistematização de contribuições teóricometodológicas relacionadas aos conceitos de mediação da informação e mediação pedagógica descritos na literatura. Compreender possível interseção entre a ciência da informação e a educação online no que diz respeito a esses conceitos para verificar se ambos podem ser considerados como análogos em sua essência e práxis. Revisão bibliográfica baseada na literatura especializada por meio de consulta a produções científicas selecionadas em busca nos bancos de dados do SciELO.ORG e EBSCO Host, no portal de periódicos CAPES/MEC e no Google Acadêmico. Os conceitos mais citados na ciência da informação e na educação foram de Almeida Junior (2009) e de Masetto (2013), respectivamente. Observa-se que o conceito de mediação pode transitar intercambiavelmente entre ambas as áreas. Isso por que as evidências encontradas nas produções dos últimos cinco anos indicam que o conceito de mediação de informação parece ter encontrado suas bases na área de educação (psicologia educacional).

Palavras-chave: Mediação da informação. Mediação pedagógica. Educação online. Ciência da informação.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20515/19002

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Célia de Souza Sacerdote

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UNB). Professora no Centro Universitário de Brasília, (UniCEUB).

Jorge Henrique Cabral Fernandes

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor na Universidade de Brasília (UNB).

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos