Interferência Da Autoimagem Do Bibliotecário Escolar Na Mediação Da Informação

Autores

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)
  • Tatiane de Fatima Farina Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Resumo

Introdução: Analisa a autoimagem do bibliotecário escolar das escolas particulares e públicas de Londrina. Discute os termos autoimagem, imagem e autoestima no contexto do profissional da informação. Objetivos: Investiga se a autoimagem dos bibliotecários escolares interfere na mediação   da   informação e verifica como essa interferência ocorre nos processos e nas práticas informacionais. Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a partir de uma revisão bibliográfica e também, exploratória. Utiliza a pesquisa de campo como método e o questionário com questões abertas e fechadas para coleta de dados. Resultados: Constata que os bibliotecários escolares são influenciados em suas   ações   pela   autoimagem, bem como outros fatores interferem na mediação, como a imagem e a autoestima do profissional. Conclusões: Conclui que a autoimagem do bibliotecário escolar interfere na mediação da informação. A imagem do bibliotecário, por sua vez, também é construída a partir de seus atos mediativos e a autoestima do bibliotecário contribui para a construção de sua imagem profissional.

Palavras-chave: Autoimagem. Autoimagem do bibliotecário. Bibliotecário escolar. Mediação da Informação. Biblioteca escolar.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24705/18738

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua com os seguintes temas da pesquisa: Mediação da informação; Mediação implícita da informação; Interferência do profissional da informação; Ética profissional; Ética na mediação da informação; Mediação da leitura; Mediação cultural.

Tatiane de Fatima Farina, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-graduanda em nível de especialização em gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina, (UEL). Graduada em Biblioteconomia pela UEL. Atua com os seguintes temas da pesquisa: Mediação da informação; Mediação da leitura; Autoimagem do bibliotecário; Ética profissional; Ética na mediação da informação.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos