Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no Brasil

Autores

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar um panorama da situação das bibliotecas escolares no Brasil e de questões que afetam seu desenvolvimento, utilizando a metodologia de análise textual. Dois pontos emergiram da análise: 1) o surgimento de grupos de pesquisa acadêmica desde a década de 1990 e o consequente aumento dos estudos sobre biblioteca escolar indicam que a base teórica para a melhoria dessas instituições está sendo construída e 2) a promulgação, em 24 de maio de 2010 da Lei 12.244, que obriga que cada escola brasileira de educação básica tenha uma biblioteca representou uma grande conquista, mas sua eficácia ainda precisa ser comprovada.

Palavras-chave: Biblioteca escolar, Biblioteconomia escolar

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106613/105207

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Tem experiência na área de Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, biblioteca e aprendizagem, competência informacional no ensino básico, fontes de informação e educação em biblioteconomia.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Campello, B. S. (2016). Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no Brasil. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31835

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos