Letramento Infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes

Autores

  • Nádia Maria dos Santos Hommerding Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, (Núcleo de Ciência da Informação)

Resumo

Este artigo busca relatar parte da experiência e aprendizado da autora atuando como bibliotecária no Sistema de Biblioteca Publicas de Miami Dade (MDPLS) em Miami, Estados Unidos. Apresenta o conceito de Letramento Infantil (Early Literacy) e as seis competências básicas para seu desenvolvimento em bebês e crianças de zero mês a seis anos de idade em relação aos hábitos de leitura e interação com os livros e biblioteca. Aponta para o importante e estratégico papel da biblioteca escolar e da integração de práticas profissionais entre bibliotecários e professores escolares quanto ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, considerando os conceitos de letramento e alfabetização, em leitores na primeira infância. Reconhece na biblioteca escolar, importante aliada no processo de criação e apropriação de hábitos de leitura, além do desenvolvimento de opinião crítica nos pequenos cidadãos, quando apropriadamente incluída nos projetos pedagógicos da instituição de ensino.

Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Primeira infância. Professores. Bibliotecários. Letramento infantil. Early literacy. Biblioteca escolar. Bebês. Crianças.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/111294/112061

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Maria dos Santos Hommerding, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP, (Núcleo de Ciência da Informação)

Doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP. Docente na pós-graduação da Escola Pós-graduada da FESPSP (Núcleo de Ciência da Informação), e docente do curso de pós-graduação da FAINC - Faculdades Integradas Coração de Jesus, em Santo André. Gestão e Implantação de Bibliotecas virtuais e físicas em empresas privadas. Temas de interesse e atuação: Gestão do Conhecimento, Bibliotecas Digitais, Inteligência Competitiva, Fontes de Informação, Letramento Infantil, Biblioteca Pública, Biblioteca Escolar e Leitura na primeira infância.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos