A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA UFMG ACERCA DA TEMÁTICA LGBT: UM ESTUDO PROPEDÊUTICO

Autores

Resumo

Ao analisar a produtividade científica no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em relação à temática de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), valendo-se das dissertações e teses dos diferentes programas de pós-graduação, pretende-se verificar se essa temática já foi apropriada pela academia na mesma proporção que a produção científica tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos. Uma das justificativas para o desenvolvimento do presente estudo é o entendimento que não existem muitas pesquisas dessa natureza, que contemplem, ao mesmo tempo, informação e o segmento LGBT. O problema motivador da investigação encontra-se no seguinte questionamento: A produtividade científica, no âmbito da UFMG, contribui para a afirmação da temática de LGBT no meio acadêmico? No ensejo de alcançar o objetivo proposto, utilizar-se-á da pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise quantitativa dos dados coletados nos programas de pós-graduação da UFMG, por meio de buscas realizadas por palavras-chave com ligação direta com a temática na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azilton Ferreira Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisa de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da UFMG. 
Mestrando do programa de pós-graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais . Licenciado em filosofia  (instituto de Ciências Humanas/ PUC-Minas -1997).  Atualmente pesquisador e ativista em direitos humanos, notadamente em políticas afirmativas para o movimento LGBT.  

Dalgiza Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Escola de Ciência da Informação/Programa de Pós-Graduação em Gestão da Organização e do Conhecimento e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG-2011). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG-2005). Bacharel em Biblioteconomia (Escola de Biblioteconomia/UFMG-1991). Coordenadora do Programa Carro-Biblioteca/ECI (10/2013-10/2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação, cidadania, prática informacional, comunicação científica e estudos bibliométricos, pesquisa cientifica, deontologia biblioteconômica, mercado de trabalho, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas públicas e bibliotecas escolares. Ministra disciplinas sobre Recursos e Serviços de Informação. Diretora Técnica, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Assuntos Parlamentares e Membro da Comissão de Legislação e Normas do Conselho Federal de Biblioteconomia - 17ª Gestão (2016/2018). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Pesquisas em andamento