GRUPOS DO FACEBOOK PARA O SUPORTE SOCIAL DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO: UMA ANÁLISE DE REDES SOCIAIS BASEADA NAS RELAÇÕES DE AMIZADE

Autores

  • Gustavo Miranda Caran IBICT/UFRJ
  • Marcos Arrais

Resumo

Este artigo objetiva descobrir como se articula o suporte social às pessoas com baixa visão no Facebook, a partir de uma abordagem quantitativa e exploratória dos grupos de apoio voltados para pessoas afetadas por Doenças Degenerativas da Retina (DDR), seus amigos e familiares. Os dados dos relacionamentos de amizade dos membros de 129 grupos do Facebook foram coletados, utilizando técnicas da Análise de Redes Sociais (ARS) e métodos estatísticos de análise de correlação entre variáveis. Os resultados apontaram para um conjunto variado de grupos, com membros de todos os continentes e, em sua maioria, do sexo feminino. Os grupos maiores possuem um número maior de relacionamentos de amizade, porém configuram redes menos densas. Dentre outras descobertas, a pesquisa também identificou que 3 em cada 4 usuários coletados participam em um único grupo. A partir das descobertas da presente pesquisa, foi estabelecido um conjunto de desdobramentos para futuras investigações que auxiliem na identificação de características de redes de suporte social informacional e comportamentos informacionais favoráveis à promoção da saúde dos usuários de mídias sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Suporte Social; Análise de Redes Sociais; Baixa Visão; Doenças Degenerativas da Retina; Mídias Sociais; Facebook.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1744/1267

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos