A divulgação científica nas universidades do grande ABC: inovações ou repetições de formatos?

Autores

  • Arquimedes Pessoni Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Vanessa Aparecida do Carmo Universidade Federal do ABC

Resumo

A divulgação científica é tão antiga quanto a própria ciência e, ao longo da história, os formatos de divulgação foram evoluindo, acompanhando o progresso das ciências e da tecnologia. As universidades, geradoras de conhecimento e propulsoras de pesquisa, têm importante papel na divulgação científica e fortalecimento desta cultura. O presente trabalho buscou investigar a atuação das universidades do Grande ABC (Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade Federal do ABC) no cenário da divulgação científica. O problema da pesquisa está em encontrar as ações de comunicação realizadas pelas universidades para essa atividade. Por meio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, com utilização da análise documental e entrevistas com Pró-Reitores de Pesquisa, de Extensão e profissionais de comunicação foi possível inferir alguns resultados da pesquisa como: a divulgação científica está nas diretrizes organizacionais de todas as universidades analisadas; entrevistados ressaltam a todo o momento a importância dessa atividade e a obrigação de realizá-la de forma inovadora, com o objetivo de atingir seus públicos. Porém, as ações práticas não confirmam esse discurso, pois ainda são muito incipientes. Como conclusão, é possível apontar a fraca cultura de divulgação científica dentro das universidades do Grande ABC e o importante papel da comunicação organizacional para o fortalecimento desta.

 

Palavras-chave: Comunicação. Inovação. Divulgação científica. Universidades. Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Pós-doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (SP). Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor do programa de Pós-Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Vanessa Aparecida do Carmo, Universidade Federal do ABC

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Especialista em Marketing e Graduação em Relações Públicas. Atua na seção de Divulgação científica da Universidade Federal do ABC

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos