Portais de Governo Eletrônico dos municípios do Estado da Paraíba: análise sob a óptica da segurança da informação

Autores

Resumo

O governo eletrônico pode ser caracterizado como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, pela administração pública, como apoio aos processos internos do governo e a entrega de produtos e serviços governamentais aos cidadãos e à indústria de forma célere e eficiente. É fundamental que o governo eletrônico se previna de acessos indevidos a fim de garantir que a Integridade, a Disponibilidade e a Confidencialidade, princípios basilares da segurança da informação, sejam protegidas de ameaças eletrônicas presentes na Internet. Essas ameaças colocam os ativos de informação em constante risco ao se aproveitarem das diversas vulnerabilidades existentes no ambiente virtual onde está inserido o governo eletrônico. Dessa forma, esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as possíveis vulnerabilidades existentes em portais de governo eletrônico dos municípios do Estado da Paraíba. Serão considerados, como população da pesquisa, os 50 municípios que representem maior participação para a composição do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado da Paraíba. Para identificar as possíveis vulnerabilidades nos portais de governo eletrônico, será utilizado o software Nestparker que é um scanner de vulnerabilidade. Os dados que comporão a pesquisa serão as possíveis vulnerabilidades encontradas, as quais serão classificadas quanto ao seu grau de criticidade. Os resultados apurados de vulnerabilidades serão analisados e, consequentemente, serão sugeridas medidas para minimizar os riscos identificados com base na revisão de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alnio Suamy de Sena, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes, pela Universidade Federal da Paraíba.  Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (2014).

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação Pela Universidade de Brasília (2009); Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação-em Ciência da Informação - PPGCI-UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão em-Organizações Aprendentes -MPGOA. Professor Adjunto IV - Departamento de  Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Publicado

2017-07-01

Edição

Seção

Pesquisas em andamento