Olhares sobre a história dos arquivos e da arquivologia no Brasil

Autores

  • Josemar Melo Henrique Universidade Estadual da Paraíba
  • Ramsés Nunes Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Sanderson Lopes Dorneles Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

O objetivo geral deste artigo centra-se na realização de uma compilação sobre a história dos arquivos e da Arquivologia no Brasil, tendo em vista que o material sobre este tema se encontra fragmentado em diversas áreas de conhecimento e publicações, dificultando um entendimento global sobre o assunto. Neste sentido, a pesquisa que subsidiou a confecção deste artigo foi de cunho bibliográfico e documental, quanto à abordagem é um trabalho qualitativo, realizado em periódicos, dissertações, teses e livros de maneira interdisciplinar, não só da área específica da Arquivologia como também da História, pois a historiografia brasileira também trabalha com este mesmo tema. Conclui-se que, no que toca aos arquivos percebeu-se a manutenção do que a literatura da área demonstra sobre o descaso da maior parte dos estados e municípios com este importante ator da administração pública. Com relação à Arquivologia o desenvolvimento recente está ampliando o alcance, não só com a colocação de profissionais no mercado de trabalho, como também um crescimento muito importante nas pesquisas da área. Porém, apesar dos honrosos esforços realizados, ainda há partes dessa história a serem contadas, e também uma reunião dos momentos históricos de desenvolvimento dos Arquivos e da Arquivologia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemar Melo Henrique, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (2008 - ), ministrando principalmente as disciplinas de Fundamentos Arquivísticos, Documentos Digitais e Gestão de Documentos. Pesquisador na área de Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, sistemas de arquivos, gestão documental, administração em Arquivística, arquivos coloniais, documentos digitais e epistemologia arquivística e pesquisador em História, com ênfase em História luso-brasileira.

Ramsés Nunes Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutor em História da Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pós-Doutor em História da Educação pela Universidade do Minho (Portugal).

Sanderson Lopes Dorneles, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Bacharelado em Arquivologia, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Arquivista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos de revisão