Interface de busca do Google e Yahoo: a experiência do usuário sob o olhar do eye tracking

Autores

  • Cecilio Merlotti Rodas Instituto Federal de São Paulo
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.
  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina.

Resumo

A quantidade de páginas disponibilizadas na Web atingiu um tamanho tão grande que se tornou impossível recuperar informações manualmente, necessitando-se de mecanismos que possam ajudar nesse processo. Nesse contexto, os mecanismos de busca podem ser considerados como uma importante categoria do ciberespaço, especialmente para a área da Ciência da Informação, porque diz respeito à organização do conhecimento nesse ambiente, de tal forma que o Google tem sido considerado a porta de entrada no ciberespaço. Isso evidencia a importância que as interfaces de tais mecanismos podem ter sobre o comportamento informacional das pessoas. Recentes pesquisas mostram que nos últimos anos novos elementos contendo dados estruturados foram inseridos nas páginas de resultados do Google o que pode criar condições para mudanças no comportamento dos usuários. Neste trabalho apresenta-se características da tecnologia de eye tracking e seu uso em User Experience, com a apresentação de alguns resultados obtidos por meio uma investigação experimental, comparando o comportamento de usuários diante das páginas de resultados do Google e Yahoo. Observou-se que nos testes com o Google os participantes precisaram de cerca de 30% a menos de tempo para se decidirem sobre a escolha do link. Acredita-se que os participantes podem ter sofrido influência do elemento conhecido como rich snippet. Os resultados mostram que a interface foi capaz de influenciar o comportamento dos participantes quanto à escolha do melhor link, evidenciando a importância da apresentação dos resultados no processo de tomada de decisão de seus usuários.

Palavras-chave: Páginas de Resultados de Mecanismos de Busca. Google. Yahoo. Experiência do usuário. Eye Tracking.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28697

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilio Merlotti Rodas, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Doutorando em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Novas Tecnologias em Informação - CNPq. Professor do Instituto Federal de São Paulo.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informaçào da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Pós-doutorado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos