A importância dos estudos de usuários na formação do arquivista

Autores

  • Gláucia Aparecida Vaz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Este estudo busca demonstrar, de acordo com as atribuições dos arquivistas, sua formação profissional e práticas profissionais, de que forma as abordagens dos “Estudos de Usuários” podem contribuir para melhoria dessas práticas. Procura demonstrar as mudanças de seu papel dentro da sociedade diante de novas demandas informacionais. Abre reflexões sobre a Lei de acesso e a realidade brasileira. Apresenta um histórico dos estudos de usuários dentro da arquivologia, e procura demonstrar as contribuições desta disciplina para a efetividade das políticas de acesso.

Palavras-chave: Arquivologia. Estudo de usuários. Políticas de acesso. Formação do arquivista.

Link: http://www.aaerj.org.br/ojs/index.php/informacaoarquivistica/article/view/117/60

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Aparecida Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2015). Bibliotecária do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasil.

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(2005). Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos