Conexões entre Arquivo, Biblioteca e Museu: similaridade das atividades profissionais

Autores

  • Rubem Damião Soares Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Avila Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus, no âmbito das instituições, para identificar possíveis relações de similaridade entre suas atividades profissionais, bem como determinar como essas conexões influenciam o processo de colaboração mútua. O fato de existir um movimento global de conectividade entre museus, bibliotecas e arquivos, com o intuito de promover e desenvolver estratégicas e políticas de colaboração interinstitucional com foco no intercâmbio de conhecimento, economia de recursos financeiros e recursos humanos, políticas comuns de financiamento, promoção de boas práticas institucionais, tem motivado uma aproximação entre as três áreas e pode-se perceber, especialmente nas últimas duas décadas, uma crescente interdisciplinaridade, parcerias e colaborações institucionais com o objetivo de prestar um serviço mais abrangente e de maior qualidade.

Palavras-chave: Arquivo. Biblioteca. Museu. Colaboração. Atividades Profissionais.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28745

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem Damião Soares Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Especialista em Gestão Estratégica da Informação pelo Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Carlos Alberto Avila Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Docente permanente do Pograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Diretor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos