A Recuperação da Informação em Dispositivos Móveis

Autores

  • Fabricio Foresti UFSC
  • Angel Freddy Godoy Viera UFSC

Resumo

Aborda a questão da recuperação da informação em dispositivos móveis, aparelhos que abrangem uma série de dispositivos tecnológicos distintos com caraterísticas em comum, amplamente disseminados na sociedade hodierna. Com o objetivo de apontar as principais características da recuperação da informação em dispositivos móveis, mostrar sua dinâmica e distinção perante a recuperação da informação em desktops, foi realizada pesquisa bibliográfica de artigos revisados por pares publicados nos últimos sete anos para compor uma revisão do tipo estado da arte. Os resultados caracterizam a recuperação da informação em dispositivos móveis, apontam as técnicas, áreas e oportunidades de pesquisa relacionadas. Verifica que a busca de informação em dispositivos móveis agrega novas dimensões à recuperação da informação relacionadas ao contexto e a apresentação da informação. Conclui que existem limitações na busca de informação em dispositivos móveis em função das características intrínsecas desse tipo de tecnologia, limitações que podem ser superadas com o desenvolvimento de novas estratégias e tecnologias. Também conclui que a recuperação de informação em dispositivos móveis é um campo de pesquisa novo com muitos tópicos de pesquisa passíveis de serem explorados com sucesso pela Ciência da Informação.

Palavras-chave: Recuperação da Informação. Tecnologias da Informação e Comunicação. Dispositivos Móveis.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26721/15509

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti, UFSC

Doutorando em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Bacharel em Biblioteconomia UFSC (2006). Possui larga experiência na área de Arquivologia. É programador e web designer. Possui trabalhos em gestão da informação e conhecimento. Poeta e músico amador.

Angel Freddy Godoy Viera, UFSC

Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recuperação Inteligente de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação da informação, aprendizagem de máquina, deep learning, mineração de texto, mineração de dados e processamento de linguagem natural.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos