Documentar as artes. Entre dois pólos: um arquivo de objetos e papeis e um arquivo nativo digital

Autores

  • Francesca Zanella Universidade de Parma

Resumo

Através dessa contribuição, pretende-se enfrentar um âmbito bastante articulado e vasto como o dos arquivos, objetos de amplo debate, através de dois estudos de caso diferentes por história e natureza, o Centro Studi e Archivio della Comunicazione da Universidade de Parma – CSAC – e o MoRE, Museum of Refused and Unrealised Art Projects – http://www.moremuseum.org/omeka/. Dois arquivos dedicados à pesquisa artística e projetual contemporânea, no primeiro caso italiana, a partir das primeiras décadas de 1900, o segundo internacional e italiana, da segunda metade de 1900 e contemporânea. Os dois arquivos estão relacionados por um objetivo comum: a necessidade de conjugar a pesquisa sobre a contemporaneidade através da coleta e arquivamento de documentos do fazer artístico.

Palavras-chave: Arquivos Digitais. Arquivos de Arte Visual. Práticas de Arte Contemporânea. Arte Italiana. Arte não realizada. Projetos.

Link: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/121368/118568

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francesca Zanella, Universidade de Parma

Presidente CSAC e Pro-reitora Assuntos Gerais e Legais e Coordenação de Atividades de Internacionalização 

Publicado

2017-05-29

Como Citar

Zanella, F. (2017). Documentar as artes. Entre dois pólos: um arquivo de objetos e papeis e um arquivo nativo digital. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34113

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos