Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico

Autores

  • Adriana Carla Silva Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Edilene Maria Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As práticas da e-Science e uso e reuso dos dados científicos se
constituem um novo fazer científico que conduz à reflexão sobre novos arcabouços normativos, legais, institucionais e tecnológicos voltados para uma ciência aberta. Esse estudo apresenta como questão de pesquisa: quais dimensões dão sustentabilidade à formulação de uma política orientada à ciência aberta e suas práticas no contexto brasileiro? O objetivo deste estudo é discutir as dimensões que apoiam transversalmente a formulação de uma política direcionada à ciência aberta e suas práticas científicas.
Metodologia: Teoricamente, o estudo está orientado pelo quarto paradigma científico baseado na e-Science. A metodologia está apoiada no estudo de Bufrem (2013) que propõe um modelo alternativo e multidimensional para análise e discussão de pesquisas científicas. Tecnicamente, empregaram-se os métodos de pesquisa bibliográfica e levantamento documental acerca do modelo científico Data Lifecycle, legislações e acordos internacionais. Para fins desse estudo, propõem-se cinco dimensões, a saber: epistemológica, política, ético-legal-cultural, morfológica e tecnológica. As dimensões substanciam uma política de informação ou a elaboração de diretrizes mínimas para agenda da ciência aberta no Brasil. As dimensões afastaram o olhar reducionista sobre dados de pesquisa e conduziram o estudo para a visão multidimensional e multirrelacional da ciência aberta.

Palavras-chave: Ciência aberta. e-Science. Políticas de informação. Colaboração. Dimensões.

Link:http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27666

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Carla Silva Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Visiting Scholar pela University of Tennessee, Knoxville, USA. Analista Judiciário do TJRN.

Edilene Maria Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Visiting Scholar pela University of Wisconsin-Milwaukee, USA. Professora do Departamento Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos