Um mapeamento da produção científica sobre bibliotecas comunitárias na Ciência da Informação brasileira

Autores

  • Mariana de Souza Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Andres Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

As bibliotecas comunitárias são criadas pela própria comunidade com o enfoque em práticas de leitura e ação cultural. No campo da Ciência da Informação esse tema é pouco tratado, quando comparado aos trabalhos que discorrem sobre outros tipos de bibliotecas. No entanto, diversas pesquisas estão surgindo nos últimos anos sobre o tema assim como diversas bibliotecas comunitárias estão sendo criadas. Considera esses pressupostos para justificar esta pesquisa que tem como objetivo mapear e analisar o estado da arte sobre o estudo de bibliotecas comunitárias no campo da Ciência da Informação brasileira. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa demandou como procedimento metodológico a identificação, recuperação e análise da produção científica nas bases BRAPCI, nos anais do ENANCIB e nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação nacionais. Essa etapa resultou num corpus de 41 documentos que datam de 1970 até 2013. A principal conclusão da pesquisa atenta ao fato de que existe a necessidade de mais políticas públicas em que sejam consideradas as especificidades das bibliotecas comunitárias e a efetiva participação do bibliotecário junto às demandas desse tipo de biblioteca, assim como na elaboração das políticas públicas.
Palavras-chave: Biblioteca comunitária. Biblioteconomia. Ciência da Informação.
Link: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/107260/118485

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.

Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Comunicação e Professor no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal dePernambuco

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos