Serviço de referência virtual: uma análise estratégica por meio da aplicação da matriz SWOT

Autores

  • Ieda Pelogia Martins Damian Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.
  • Marcia Regina Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Resumo

O Serviço de Referência Virtual (SRV) diz respeito às formas de prestação de serviço de referência e informação por meioda utilização de tecnologia da informação, com o intuito de oferecer uma série de benefícios aos seus usuários. Como ainda se trata de uma tecnologia recente, existem muitos recursos que podem ser explorados em benefício de todos os envolvidos, como as bibliotecas universitárias e usuários deste serviço. Para que estes benefícios possam ser usufruídos, este estudo se propõe a aplicar a metodologia de análise estratégica SWOT em um site de uma biblioteca universitária, com a intenção de identificar os principais pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades do serviço de referência virtual. Foi possível verificar que o SRV é uma oportunidade para aumentar a satisfação do usuário e, também, a interação das bibliotecas universitárias com seus usuários.
Palavras-chave: Serviço de Referência Virtual. Análise SWOT. Biblioteca Universitária.
Link: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/106227/118536

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Pelogia Martins Damian, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Doutora em Administração de Organizações pela FEARP/USP. Professora do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCLRP/USP

Marcia Regina Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Educação, Informação e Comunicação.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professora do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos