Produção científica colaborativa na área da saúde tropical: uma análise da rede de colaboração do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Natanael Vitor Sobral Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação. Salvador, BA.
  • Fábio Mascarenhas e Silva Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE.
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE
  • Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Recife, Ciências da Saúde, PE.

Resumo

Este trabalho descreve as motivações e os modos de colaboração científica das redes sociais na área de Saúde Tropical, em estudo sobre a produção de conhecimento de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco (PPGMEDTROP/UFPE), entre 2004 e 2012, considerando sua contribuição significativa para a solução dos problemas da área. Organiza um banco de dados bibliométricos com indicadores científicos para o estudo de coautoria, fundamentado na análise de redes sociais científicas estabelecidas entre os autores. Entrevista nove pesquisadores do Programa para compreender motivações e visualizar as relações de colaboração. Observa a tendência de organização coletiva da Ciência. Destaca como motivações mais importantes dos pesquisadores em prol da colaboração a possibilidade de enfrentar grandes problemas de pesquisa, a obtenção e/ou ampliação de fomento, o processo de validação nos trabalhos realizados em grupo e a possibilidade de avaliar previamente os produtos de pesquisa em relação às instâncias avaliadoras.

Palavras-Chave: Colaboração científica. Redes sociais científicas. Medicina tropical. Saúde tropical. Produção científica. Bibliometria. Motivações para a colaboração.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1025/pdf_1025

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação. Salvador, BA.

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fábio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE.

Doutor em Ciência da Informação (Universidade de São Paulo - USP (2008). É professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPE (PPGCI/UFPE)

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Recife, PE

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991). Professora Permanente na qualidade de Professora Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlho, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical. Recife, Ciências da Saúde, PE.

Doutora em Virologia - Université Paris-Sud 11 (1986). Professora Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos