XIMEHR - Modelo de interface extensível para sistemas de registro eletrônico de saúde baseados na ISO 13606

Autores

  • Elisa Albergaria Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciência da Computação. São João del-Rei
  • Marcello Peixoto Bax Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Oliveira Prates Universidade Federal de Minas Gerais
  • Zilma Silveira Nogueira Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leonardo Rocha Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

O objetivo do estudo que deu origem a este artigo é propor um modelo de interface extensível (XIMEHR) para sistemas de registro eletrônico de saúde, baseados nos padrões da norma ISO 13606. A partir do conceito de Design Science, o estudo é uma resposta ao desafio à participação de usuários finais no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Interfaces para prontuários eletrônicos do paciente são geradas através de um protótipo de sistema que estrutura, organiza e gerencia os conceitos clínicos. O protótipo desenvolvido foi avaliado e sua funcionalidade atendeu aos propósitos para os quais foi elaborado. Ao mesmo tempo que preserva e estrutura as informações, o modelo proposto proporcionou flexibilidade, reutilização de conceitos e permitiu a padronização do documento. Acreditamos que o produto desse estudo contribuirá para aprimorar a qualidade dos dados clínicos registrados e poderá favorecer a troca de informações entre sistemas eletrônicos utilizados na prestação de cuidado à saúde.

Palavras-chave: Ciência da informação. Gestão da informação em saúde. Informática em saúde. Registros eletrônicos de saúde. Interface usuário-computador.

Link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1070/pdf_1070

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Albergaria, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento de Ciência da Computação. São João del-Rei

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI (Nível 6 CAPES) da Escola de Ciência da Informação - ECI, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França.

Raquel Oliveira Prates, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais.

Zilma Silveira Nogueira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Medicina (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher da UFMG e Médica do Hospital das Clínicas. 

Leonardo Rocha, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Ciência da Computação também formado na Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos