Estudo da preservação digital dos videogames sob o viés da Arquivologia

Autores

  • Roberto Lopes dos Santos Junior Universidade Federal do Pará
  • Vanderson Monteiro Nunes Universidade Federal do Pará

Resumo

Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando o estado da arte das pesquisas ligadas a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre a preservação dos videogames. Inicialmente foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos. Posteriormente, foram discutidas as principais temáticas referentes à preservação digital no âmbito arquivístico e, por fim, realizada uma discussão sobre a preservação digital nos videogames, separadas respectivamente sobre o pretenso caráter documental desse tipo de suporte, aspectos teóricos ligados a preservação dessas mídias, das estratégias de emulação e encapsulamento dos videogames, além da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento dessa mídia. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos, ligados a Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de preservação de diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e premissas que consolidem a preservação dessas mídias ainda estarem em fase de desenvolvimento. O levantamento indicou também que a temática da preservação dos videogames possui potencial para posterior desenvolvimento em pesquisas ligadas a Arquivo.

Palavras-chave: Arquivologia. Preservação digital. Videogames. Jogos eletrônicos.

Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29322

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor adjunto da Faculdade de arquivologia da Universidade Federal do Pará.

Vanderson Monteiro Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduando e bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos