Desafios para o bibliotecário universitário: MOOC, SIG e Humanidades Digitais como possibilidades da sua participação

Autores

  • Sara Martínez Cardama Universidad Carlos III
  • Mercedes Caridad Sebastián Universidad Carlos III

Resumo

O artigo analisa a presença e o nível de aplicabilidade do modelo de Biblioteca Integrada a três tendências chaves para a reconfiguração das estruturas bibliotecárias na universidade: os MOOC ou cursos massivos em linha, os sistemas de informação geográfica e as humanidades digitais. Apresenta a descrição e a delimitação conceitual, tendo sido realizada de maneira experimental uma análise de conteúdo tomando como amostra as páginas web de universidades das 50 primeiras posições no Academic Ranking of World Universities (Ranking de Shanghai, versão 2013). A nível de observação foi determinado se a biblioteca participa de maneira ativa nestas tendências, o tipo de suporte e conteúdo desenvolvidos. Conclui reafirmando como a Biblioteconomia integrada é uma forma de flexibilização adequada para a presença do bibliotecário em novas frentes de pesquisa.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Biblioteconomia integrada. Curso massivo em linha. Humanidades digitais. Sistema de informação geográfica.

Link: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16955

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-29

Como Citar

Martínez Cardama, S., & Caridad Sebastián, M. (2017). Desafios para o bibliotecário universitário: MOOC, SIG e Humanidades Digitais como possibilidades da sua participação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34172

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos