Gestão de pessoas e suas relações com o compartilhamento da informação no contexto organizacional

Autores

  • Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo central analisar as relações existentes entre o modelo de gestão de pessoas e a disponibilidade para o compartilhamento da informação. Para tanto, adotou-se como delineamento metodológico a realização de um estudo de caso em uma Cooperativa de Crédito Singular, no Estado de Minas Gerais, utilizando de análises documentais, entrevistas semiestruturas e grupos focais. Os resultados encontrados evidenciam existir uma relação significativa entre o modelo de Gestão de Pessoas praticado e a disponibilidade para o Compartilhamento da Informação. Mais ainda, constatou-se que um Modelo de Gestão de Pessoas baseado em estratégias de controle tende a dificultar o compartilhamento criando, muitas vezes nas organizações, comportamentos políticos e a utilização de estratégias individuais de uso da informação para o desenvolvimento da carreira e para o alcance de seus objetivos individuais. 

Palavras chave: Gestão de Pessoas. Informação. Compartilhamento da Informação. Cooperativa de Crédito. Link: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/30797/16881 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos