Tesauro de acervo esprítita: uma revisão de tesauro constituído

Autores

  • Maria Cristina Palhares Valencia Centro Universitário Assunção - UNIFAI.
  • Michelly Jabala Mamede Vogel Centro Universitário Assunção - UNIFAI.
  • Viviane Paulino da Silva Centro Universitário São Camilo

Resumo

O tesauro é uma linguagem documentária que tem como principal objetivo normalizar os termos para fins de indexação e recuperação da informação. Devido ao crescimento do número de leitores de literatura espírita e a busca por bibliotecas sobre o tema, percebeu-se a necessidade de tratar esse assunto. Esta pesquisa apresenta a construção desse instrumento, para o acervo de temática especializada em espiritismo, por meio de um tesauro já constituído por Eliane Colepícolo, da Sociedade Espírita Obreiros do Bem, com algumas inclusões e exclusões dos termos. Utilizou-se, ainda, para complementar a pesquisa, a literatura espírita, glossários, dicionários, vocabulários controlados, índices de obras e CDD (Classificação Decimal de Dewey). Nesse sentido, são apresentados uma revisão de literatura, abordando a origem e o histórico do Espiritismo, sua divulgação no Brasil e um breve relato do trabalho dessas unidades informacionais. Almeja-se que esse tesauro possa atender aos alunos expositores, palestrantes e visitantes de instituições espíritas. Ao final são exemplificados três formatos desse objeto: planigráfico, sistemático e alfabético.

Palavras-chave:Espiritismo. Tesauro. Linguagem documentária. Recuperação da informação. Espiritismo.

Link: https://www.seer.furg.br/biblos/article/view/5200/3995

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Palhares Valencia, Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica – PUC-SP. Docente no curso de Biblioteconomia no Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Michelly Jabala Mamede Vogel, Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Doutora e Mestra em Ciência da Informação – ECA-USP. Docente no curso de Biblioteconomia no Centro Universitário Assunção - UNIFAI.

Viviane Paulino da Silva, Centro Universitário São Camilo

Bacharel em Biblioteconomia, pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI.  Assistente de Biblioteca no Centro Universitário São Camilo – São Paulo-SP.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos