Um estudo bibliográfico sobre ligação de entidades

Autores

  • Eduardo Habib Bechelane Maia Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Marcello Peixoto Bax Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Introdução: Ligação de Entidades (LE) é um importante tópico de pesquisa que tem atraído recentemente muita atenção de pesquisadores. Na tarefa de LE, menções textuais encontradas em linguagem natural são ligadas à sua entrada correspondente em uma base de conhecimento. Essa tarefa é desafiadora devido a problemas como variação de nomes, ambiguidade das entidades ou porque a entidade mencionada pode não existir na base de conhecimento.
Objetivo: Apresentar os problemas relacionados à LE, suas aplicações típicas, bem como sintetizar suas principais abordagens no contexto da ligação de conceitos. Metodologia: Pesquisa de levantamento junto à literatura vigente, para descrição detalhada do estado da arte das abordagens em LE, bem como para a sistematização e categorização das abordagens identificadas.
Resultados: A maior parte dos trabalhos propostos para a LE divide esse processo em duas etapas: reconhecimento e ligação de entidades. No entanto, novas propostas têm unificado estas etapas em um único processo. Conclusão: Apesar de mais complexas, as novas abordagens em LE permitem capturar a dependência entre as decisões de Ligação e de Reconhecimento de Entidades minimizando erros e inconsistências. As avaliações deveriam ocorrer em bases de dados unificadas, considerando a dificuldade de comparar resultados de bases de dados distintas devido à influência que estas exercem nos resultados obtidos.

Palavras-chave: Processamento de Linguagem Natural. Ligação de Entidades.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27942/20129

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Habib Bechelane Maia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutorando em Biotecnologia na Universidade Federal de São João Del Rei. Atua no Departamento de Informática, Gestão e Design – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) Divinópolis – MG – Brazil.

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Informática, Análise de Sistemas e Tratamento de Sinal pela Universidade de Montpellier II, França. Professor na Escola de Ciência da Informação – ECI – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos