BIBFRAME: modelos de dados interligados para bibliotecas

Autores

Resumo

Introdução: O desenvolvimento tecnológico da última década tem proporcionadonovos instrumentos de modelagem, representação e organização de recursos informacionais nas mais diversas áreas do conhecimento. No campo da Ciência da Informação destaca-se o Bibliographic Framework (BIBFRAME) como um novo modelo de dados que possibilita a descrição formal dos relacionamentos entre os recursos. Este modelo está relacionado com as tendências de pesquisa envolvendo Linked Data; Data Science; Publicação Ampliada e Web Semântica. Objetivo: Fornecer subsídios teóricos que contribuam para uma melhor compreensão do modelo de dados BIBFRAME, descrever seus elementos e apresentar uma discussão sobre os principais desafios e perspectivas de uso deste novo modelo de dados em bibliotecas. Metodologia: Pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem teórica. Resultados: Foram apresentadas as principais tecnologias, elementos conceituais e características do modelo BIBFRAME e relatados os desafios e perspectivas de uso deste novo modelo de dados em bibliotecas. Conclusões: O modelo BIBFRAME contribui para uma mudança de paradigma em relação à forma como encaramos os processos de controle, troca e compartilhamento de recursos informacionais, fornecendo um impulso para o reposicionamento das bibliotecas no cenário contemporâneo, a fim de fortalecer atividades relacionadas à identificação e formalização dos relacionamentos entre recursos disponíveis na Web.

Palavras-chave: Sistemas de organização do conhecimento. Tecnologias de informação e comunicação. Modelos de dados. Ontologias. Web Semántica.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26425/20130

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Aparecido Sá Ramalho, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Marília). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal
de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos