Metodologia para análise de conteúdo qualitativa integrada à técnica de mapas mentais com o uso dos softwares Nvivo e Freemind

Autores

  • José Leonardo Oliveira Lima Universidade Estadual de Goiás
  • Miriam Paula Manini Docente na Universidade de Brasília

Resumo

Introdução: Em uma pesquisa, não basta escolher os instrumentos, recursos e
procedimentos. É importante compreender o método, para além da técnica, e a sua relação com a filosofia, epistemologia e metodologia. Objetivo: Apresentar reflexões teóricas e metodológicas sobre a Pesquisa Qualitativa na Ciência da Informação e sobre o processo de Análise de Conteúdo Qualitativa (ACQ) no campo de Estudos de Usuários e demonstrar um percurso empreendido de ACQ integrado à técnica dos Mapas Mentais para o desenvolvimento de categorias e
indicadores, com a utilização de softwares de apoio à Análise de Dados Qualitativa (QDAS) e de desenho de Mapas Mentais. Metodologia: A pesquisa foi descritiva, metodológica, bibliográfica e de campo, tendo como instrumento as entrevistas abertas, que foram processadas utilizando a ACQ e a técnica dos Mapas Metais, com o apoio do QDAS Nvivo e do Software FreeMind de desenho de mapas mentais. Resultados: Demonstra-se aspectos da teoria da pesquisa qualitativa e da ACQ e um percurso metodológico de ACQ usando as técnicas e softwares mencionados, de forma integrada. Conclusões: Nas pesquisas qualitativas, o referencial teórico sugere a necessidade de mais diálogo da Ciência da Informação com outras disciplinas. O processo de ACQ, com o uso do QDAS, explicitou um percurso viável que pode servir de referência para outras investigações. Evidenciou-se a contribuição da técnica e do software de desenhos de Mapas Mentais, no desenvolvimento das categorias e indicadores da ACQ.

Palavras-chave: Métodos de pesquisa. Análise de conteúdo. Análise qualitativa.
Estudos de usuários. Programas de computador.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/23879/20730

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sistemas de Informação.

Miriam Paula Manini, Docente na Universidade de Brasília

Doutora, Docente na Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade de Ciência da Informação (FCI) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos