Uso de redes sociais para suporte de pessoas com baixa visão: estudo de caso do Facebook

Autores

  • Gustavo Miranda Caran Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Rose Marie Santini Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Jorge Calmon de Almeida Biolchini Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Resumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser visto como um importante fator para a inclusão social em seus diferentes aspectos - econômicos, sociais, relacionais e informacionais, entre outros. A potencialidade de inclusão é ainda mais relevante para grupos de pessoas que enfrentam condições de vida limitadoras, determinando barreiras sociais. Este trabalho investigou o suporte social oferecido a Pessoas com Deficiência a partir do método de análise de redes sociais. O objetivo foi evidenciar a dinâmica do suporte online para pessoas com baixa visão, amigos e familiares, tomando como estudo de caso o grupo Low Vision do Facebook. A modelagem e a análise quantitativa da rede social foram realizadas a partir do levantamento dos dados sobre os usuários, publica- ções, comentários e curtidas. Os conteúdos foram classificados quanto ao tipo de suporte (Emocional ou Instrumental) e quanto à sua intenção (Oferecido ou Solicitado), representados em grafos enquanto indicadores para a análise. Os resultados apontaram para uma maior frequência de uso do suporte Instrumental e do Oferecido, porém, uma troca mais intensa e abrangente no suporte Emocional e no Solicitado. As limitações da coleta de dados indicam a necessidade de mais estudos empíricos sobre os usos sociais de redes sócio- -técnicas para diferentes tipos de suporte social. O tema aponta para uma agenda de pesquisa sobre o papel da Tecnologias de Informação e Comunicação como condição de possibilidade para inclusão, qualidade de vida e bem-estar da Pessoas com Deficiência.

Palavras-chave: Análise de redes sociais. Baixa visão. Deficiente visual. Facebook. Mídias sociais. Suporte social.

Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2391/2259

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos