A disciplina Mediação da Informação nos currículos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no Brasil

Autores

  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista

Resumo

Discute a formação do profissional da informação no Brasil, direcionada para os aspectos que envolvem a mediação da informação. Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e método documental. Identifica os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia em exercício no Brasil e quais são os cursos que possuem em suas matrizes curriculares uma disciplina que aborde a mediação da informação. Como resultados, lista as escolas formadoras de profissionais da informação contabilizando 77 cursos de graduação em 48 escolas e a presença de 12 disciplinas que abordam a temática mediação da informação, ofertadas por oito escolas de diferentes regiões do País. Conclui que a presença de disciplinas que abordem a temática de mediação da informação no Brasil é baixa e que se deve considerar como necessária a inclusão dessa discussão em mais escolas.

Palavras-Chave: Mediação da Informação - Disciplina. Formação do Profissional da Informação. Cursos de Arquivologia. Cursos de Biblioteconomia. Cursos de Ciência da Informação. Cursos de Gestão da Informação. Cursos de Museologia.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/36/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina, professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e professor colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos