Atuação do profissional da informação no processo de inteligência competitiva organizacional

Autores

  • Juliana Cardoso dos Santos Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A informação e o conhecimento são insumos básicos para a competitividade das organizações, cujas habilidades e competências diferenciadas são necessárias para que o profissional da informação possa se estabelecer no mercado. O processo de inteligência competitiva organizacional é um modelo de gestão organizacional eficiente, e cabe ao profissional da informação antever as necessidades do mercado e da organização gerando um diferencial competitivo para o processo decisório. Este artigo tem por objetivo descrever com base na literatura as competências e as habilidades necessárias para o bibliotecário atuar no processo de inteligência competitiva organizacional. Para tanto, realizou-se um ensaio de cunho teórico e de caráter descritivo enfocando as temáticas, o profissional da informação, as competências e as habilidades do bibliotecário, a importância do marketing pessoal e profissional, o mercado de trabalho e a atuação profissional no processo de inteligência competitiva organizacional.

Palavras-Chave: Profissional da Informação. Bibliotecário. Competências. Habilidades. Inteligência Competitiva Organizacional.

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/42/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cardoso dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 2015- atual. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP em 2009. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2003. Possui Especialização em Moda e Gestão pela Faculdade de Tecnologia Senai Blumenau em 2007. Especialização em Gestão da Informação e do Conhecimento (UNICENTRO). Atua desde fevereiro de 2014 como Docente/Professor Colaborador do Departamento de Ciência da Informação (CIN) na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos