Serviço de referência virtual via chat: uma análise comparativa de softwares para solução de chat

Autores

Resumo

Introdução: Por volta de 2000, as TIC possibilitaram às bibliotecas universitárias a disponibilização do Serviço de Referência Virtual (SRV), um serviço mediado por software para a interação via chat entre o bibliotecário e os sujeitos em busca de informações de acervos ou de serviços das bibliotecas. Objetivo: O objetivo da pesquisa que fundamenta este artigo foi comparar os softwares utilizados por instituições diversas para disponibilizar o SRV Metodologia: As metodologias para a avaliação e construção teórica que subsidiaram este artigo consistiram-se da combinação de um aporte feito a partir da literatura produzida nacional e internacionalmente sobre o assunto, somado à pesquisa exploratória realizada em ambientes digitais para a análise do design dos software de chat, adicionadas à observação participante. Resultados: Os resultados apresentam e comparam os recursos e características dos softwares analisados. Conclusões: As conclusões deste estudo apontam para decisões contextuais das instituições e de seus profissionais da informação, de acordo com necessidades e perfis específicos dos sujeitos que interagem com a informação nos ambientes tradicionais e digito-virtuais delineados por parâmetros únicos em cada instituição.

Palavras-chave: Informação e tecnologia. Design da informação. Serviço de
referência virtual (SRV). Complexidade.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26933/20732

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Nakano, Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Maria José Vicentini Jorente, UNESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Mariana Cantisani Padua, UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos