Presença de e-books nos acervos de bibliotecas universitárias

Autores

  • Gabriele Maris Pereira Fenerick Universidade Federal de São Carlos
  • Marcia Regina Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Ieda Pelógia Martins Damian Universidade de São Paulo

Resumo

Introdução: A configuração atual da biblioteca tem se modificado. O principal ponto de mudança relaciona-se a desmaterialização dos seus acervos, ou seja, a constituição de acervos digitais. Embora a presença de obras digitais nesses ambientes informacionais seja cada vez mais comum, ainda há questões a serem discutidas em relação à aquisição e acesso a esses recursos. Objetivo: Analisar a presença de e-books nos acervos de bibliotecas universitárias
nacionais e internacionais com intuito de levantar aspectos relacionados à aquisição e acesso a essas obras. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, que compreende revisão de literatura, análise dos sites de bibliotecas universitárias nacionais e internacionais, aplicação de questionários, enviados por e-mail, a bibliotecários responsáveis pelas bibliotecas das instituições pesquisadas. Resultados: Os resultados demonstram fragilidades na forma de gestão e divulgação do acervo digital. Tal problemática impacta diretamente no desenvolvimento de coleções digitais, no acesso e na apropriação de informações. Conclusões: Com usuários cada vez mais autossuficientes, é importante que os mesmos sejam envolvidos no processo de tomada de decisões relacionadas à seleção de e-books, bem como tenham conhecimento das obras que compõem o acervo das bibliotecas.

Palavras-chave: Acesso à informação. Bibliotecas digitais. Bibliotecas universitárias.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20828/20734

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Maris Pereira Fenerick, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, UFSCar.

Marcia Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos.

Ieda Pelógia Martins Damian, Universidade de São Paulo

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos