A utilização do ICA-ATOM como plataforma de acesso, difusão e descrição dos documentos arquivísticos de instituições públicas

Autores

  • Eliseu Santos Lima Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Introdução: A tecnologia da informação vem ocasionando transformações em diversos segmentos da sociedade. Na área arquivística sua presença é marcante,
tanto que ultimamente tem aumentado o quantitativo de instituições que fazem uso de sistemas informatizados, repositórios e plataformas que automatizam atividades como descrição, difusão, e que inclusive proporcionam o acesso ao patrimônio documental arquivístico. Objetivo: Discorrer sobre as funcionalidades e a utilidade da plataforma International Council Archives - Access to Memory (ICA-AtoM) nas atividades arquivísticas de descrição, difusão e acesso ao patrimônio documental arquivístico. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, elaborada a partir da legislação arquivística, e principalmente, através de investigações resultantes de dissertações de mestrado, artigos publicados em periódicos da área da Ciência da Informação e manuais produzidos pelos membros do Grupo de Pesquisa CNPq-UFSM: Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos – Ged/A. Resultados: Constata-se que a plataforma serve tanto para descrever os documentos permanentes, como para proporcionar o acesso à informação registrada em documentos correntes e intermediários, como forma de dinamizar o acesso aos fundos documentais de instituições públicas.
Conclusões: Considera-se que o ICA-AtoM, além de servir à descrição, pode
proporcionar um ambiente autêntico para o armazenamento seguro e como fonte de prova dos documentos institucionais digitais e digitalizados, bem como para prover preservação e acesso a longo prazo, se for interligada a um RDC-Arq, como o Archivematica, por exemplo.

Palavras-Chave: ICA-AtoM. Acesso. Difusão. Patrimônio documental. Instituiçõesp úblicas.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/24234/20736

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliseu Santos Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquivista do Departamento de Gestão Documental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos