Do panopticon ao panspectron: uma reflexão sobre as mediações de poder e a materialidade da informação

Autores

  • Regina de Barros Cianconi Universidade Federal Fluminense
  • Yuri Monnerat Lott Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os mecanismos de mediação e da materialidade da informação existentes nos regimes de poder voltados para a vigilância, disciplina e controle, com base na crítica de Foucault ao panopticon e às instituições disciplinares dos séculos XVII e XVIII, e nos conceitos de vigilância líquida, vigilância distribuída e panspectron, apresentados respectivamente por Bauman (2013), Bruno (2013) e Braman (2006b).

Palavras-chave: Panopticon. Panspectron. Vigilância. Mediações. Regime de Informação.

Link: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3721

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina de Barros Cianconi, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Ibict (2003). Professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Yuri Monnerat Lott, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFF. Bolsista Capes.

Publicado

2017-06-21

Como Citar

Cianconi, R. de B., & Lott, Y. M. (2017). Do panopticon ao panspectron: uma reflexão sobre as mediações de poder e a materialidade da informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 12(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34410

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos