Fundamentações teóricas para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação.

Autores

  • Daniel Mendes Barbosa UFMG
  • Marcello Peixoto Bax UFMG

Resumo

São comuns trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que estudam a Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) em organizações de determinados contextos específicos. No entanto, são raros os trabalhos sobre a gestão da informação acadêmica em instituições de ensino superior (IES). O artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo criar um modelo de gestão da informação para esse contexto. Após a descrição da pesquisa faz-se um recorte inicial da abrangência da gestão da informação acadêmica, no contexto da avaliação dos cursos de graduação. Baseando-se, nesse primeiro momento, apenas na forma como as avaliações são realizadas, no estudo da legislação vigente, e na experiência dos autores, foi feita uma revisão de literatura interdisciplinar contendo conceitos de três áreas: GIC, Gestão da Informação Acadêmica e tecnologias apropriadas. Dessa forma, o artigo mostra a importância dos trabalhos de gestão da informação acadêmica para melhoria dos cursos superiores no Brasil.

Palavras-chave: Gestão da Informação Acadêmica. Avaliação de Cursos de Graduação. Modelo de Gestão da Informação

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/27890/15519

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mendes Barbosa, UFMG

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Já foi professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade de Itaúna e professor e coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da faculdade de Pará de Minas. Tem experiência em gestão de projetos, desenvolvimento de sistemas web, gestão de conteúdos na web e gestão acadêmica. Atualmente é professor adjunto-A (efetivo) do instituto de ciências exatas e tecnológicas (área: ciência da computação) da UFV (Universidade Federal de Viçosa) - Campus Florestal.

Marcello Peixoto Bax, UFMG

Doutorado em Informática, Anal. Sistemas e Tratamento de Sinal pelo Université Montpellier 2 - Sciences et Techniques, França(1995). Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasil

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos