Acesso competente à informação na Web

Autores

  • Vânia Lúcia Coelho Lúcia Coelho UFScar
  • Marcia Regina da Silva UFScar

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre o potencial das redes sociais da web tanto como fontes de circulação de informação quanto como espaços facilitadores da construção do processo de competência em informação. Desse escopo, emerge o objetivo periférico que busca enfatizar o papel dos profissionais bibliotecários neste contexto, atuando como facilitadores nesse processo, incentivando e instruindo usuários na recuperação da informação, uso, análise e até mesmo criação de conteúdo por meio das redes sociais da web. Trata-se de uma pesquisa com base bibliográfica, que verificou que as redes sociais devido aos recursos atrativos, dinâmicos e de baixo custo proporcionam um espaço de desenvolvimento do processo de competência em informação em seus usuários, tendo, neste caso, a mediação de um bibliotecário, que pode tornar-se protagonista na criação da “ponte” entre conhecimento e usuário também nos meios alternativos de acesso à informação.

Palavras-chave: Competência em informação. Sociedade da Informação. Redes Sociais. Bibliotecário.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/29027

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Lúcia Coelho Lúcia Coelho, UFScar

Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP); Mestranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Pesquisa, principalmente, produção e organização da informação no contexto da web 2.0 e mediação e circulação de informações científicas no contexto de redes sociais.

 

Marcia Regina da Silva, UFScar

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar). Sua produção científica abrange temáticas relacionadas às dimensões quantitativa e qualitativa do conhecimento científico, por meio de estudos sobre a produção científica em diferentes contextos e áreas de conhecimento, com base nas metodologias das análises bibliométrica, cientométrica e das redes sociais. Interesse por pesquisas na área de Organização da Informação e Representação Descritiva.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos