A encontrabilidade da informação em web sites de museus

Autores

  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília, Bolsista Capes.
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Resumo

Introdução: A Ciência da Informação tem como objeto de pesquisa a informação em diferentes estágios e formas, dentre os quais destacam-se a organização, o armazenamento, a representação e a disseminação, com a finalidade de permitir o acesso e uso. As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma maior visibilidade aos ambientes informacionais digitais, tais como: Bibliotecas, Arquivos e Museus. Objetivo: Analisar o Web site oficial do American Museum of Natural History considerando os princípios da Museologia Contemporânea e as recomendações de Encontrabilidade da Informação. Metodologia: De natureza qualitativa, exploratória e analítica com o embasamento teórico da Ciência da Informação, Museologia Contemporânea e Encontrabilidade da Informação. A escolha do Web site do American Museum of Natural History se justifica por se tratar de um museu de referência mundial em História Natural. Procurou-se identificar as formas de apresentação das informações com relação aos princípios da Museologia Contemporânea apresentados por Lubinski (2001) e as recomendações de Encontrabilidade da Informação de Vechiato e Vidotti (2014). Resultado: O Web site do American Museum of Natural History está estruturado segundo as características de um museu contemporâneo e contempla as recomendações da Encontrabilidade da Informação. Conclusão: As recomendações de Encontrabilidade de Informação podem ser aplicadas em Web sites de museus e o American Museum of Natural History em sua versão para Web encontra-se adequadamente estruturado, de modo a promover a utilização de seus produtos e serviços, a incentivar a visita ao museu, a propiciar à construção de conhecimento.Palavras-chave: Ciência da Informação. Museologia. Ambientes Digitais. Encontrabilidade da Informação.Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/26774/20510

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília, Bolsista Capes.

Mestre em Ciência da Informação e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília, Bolsista Capes.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Marília.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos