Profissional da informação no contexto dos dados abertos: o uso do CKAN para a disponibilização e a organização de dados

Autores

  • Caio Saraiva Coneglian UNESP
  • José Eduardo Santarem Segundo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RibeirãoPreto da USP / UNESP Marília

Resumo

Introdução: O desenvolvimento das tecnologias está promovendo um aumento na geração de dados. Neste sentido, há diversas áreas que necessitam promover a abertura de suas informações, em destaque empresarial, institucional, governamental e acadêmica. O profissional da informação pode ter uma atuação neste cenário, porém é necessário que sejam utilizadas tecnologias que contribuam para isso, como a ferramenta CKAN, que promove a disponibilização de dados abertos. Objetivo: Discutir o uso do CKAN por arquivistas e por bibliotecários para a organização e a representação de dados em formatos abertos. Metodologia: Qualitativa de caráter exploratório, com embasamento teórico acerca de dados abertos, do sistema CKAN e dos profissionais da informação, e teórico aplicado, pois discutimos o uso do sistema CKAN para as funções dos profissionais da informação, realizando testes em um sistema implantado para este trabalho. Resultados: Por meio de discussões teóricas e testes dentro da ferramenta, demonstramos a relação do CKAN com as atividades dos profissionais da informação, e como tal ferramenta pode ser utilizado para a execução destas atividades. Conclusões: O CKAN se mostra como um sistema adequado para a organização e representação de dados abertos tanto para arquivistas quanto para bibliotecários, fornecendo funcionalidades que facilitam a publicação de dados abertos.

Palavras-chave: Dados abertos. Profissional da Informação. Arquivista. Bibliotecário. CKAN. 

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/26620/20505

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Saraiva Coneglian, UNESP

Mestrando pelo Programa de Pós-GraduaçãoemCiência da Informação da UNESP Marília. Bacharel em Ciência da Computação pela UNIVEM.

José Eduardo Santarem Segundo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RibeirãoPreto da USP / UNESP Marília

Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de RibeirãoPreto da USP. Docente do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da UNESP Marília. Doutor pelo Programa de PósGraduaçãoemCiência da Informação da UNESP Marília.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos