Acessibilidade em unidades de informação e cultura: um estudo na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC)

Autores

  • Edson da Silva UFPB
  • Izabel França de Lima UFPB

Resumo

Avalia a acessibilidade na Fundação Espaço Cultural (FUNESC) considerando as adaptações feitas na infraestrutura dos diversos setores da FUNESC para atender às pessoas com necessidades especiais. Analisa as opções de acessibilidade disponibilizadas nos espaços físicos da FUNESC para os usuários com alguma deficiência e investiga se a padronização dos setores atende à Norma 9050 da ABNT e às diretrizes da Lei 5.226/2004. Objetiva verificar a acessibilidade da FUNESC nos aspectos físicos com base na lista de condições de acessibilidade da Comissão de Acessibilidade do CREASC. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. Como procedimento, observam-se os avanços alcançados no âmbito da acessibilidade e apresenta o passo a passo de alguns setores da referida Fundação, o que é oferecido sobre o acesso aos principais ambientes de cultura e informação e as adaptações para receber pessoas com necessidades especiais. Como abordagem teórica, apresenta o conceito de deficiência e as características de pessoas com alguma limitação. Evidencia que no contexto dos direitos das pessoas que necessitam dessas adaptações, ainda há muito a se conquistar. Constata que a instituição ainda apresenta barreiras que dificultam a acessibilidade. Propõe algumas mudanças necessárias para melhorar a acessibilidade e ressalta a importância dos resultados, no que se refere aos setores já adaptados e às melhorias que se almejam quanto a acessibilidade da FUNESC.

Palavras-chave: Acessibilidade. Ambiente Cultural. Fundação Espaço Cultural –FUNESC – João Pessoa/PB. Unidade informacional.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/29492

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson da Silva, UFPB

Bacharel em Biblioteconomia

Izabel França de Lima, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes do Centro de Educação , Diretora da Editora da UFPB, e líder do grupo de Pesquisa iMclusos da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, serviço referência em bibliotecas universitárias, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos