Plano de marketing para o arquivo central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba–IFPB: o que queremos ser e o que teremos de fazer

Autores

  • Sildete Pereira Silva UFPB
  • Edna Gomes Pinheiro UFPB

Resumo

Enfatiza o plano de marketing como uma ferramenta de gestão que possibilita os arquivos institucionais a tomar decisões com relação a objetivos, metas, ações de divulgação e comunicação necessárias para a satisfação de seus usuários. Constrói a fundamentação teórica com informações sobre arquivo e documento. Elege a importância do marketing para a gestão de unidade de informação, especialmente, os arquivos. Ressalta a relevância do composto de marketing, e do plano de marketing. Traz uma análise situacional do Arquivo Central do Instituto Federal da Paraíba, Campus/João Pessoa. Detecta problemas enfrentados nessa unidade de informação e, a partir deles, elabora um plano de marketing com a finalidade de orientar as estratégias e as ações para melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados por esse órgão. Aponta que nesse sentido o plano desenvolvido aborda três pontos essenciais: atendimento, estrutura espacial, implantação da digitalização de documentos versus criação do programa de Gerenciamento Eletrônico de Documentos–GED. É uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, de natureza quanti-qualitativa. Utiliza o questionário como instrumento de coleta de dados. Conclui que os arquivos para obter o grau de excelência na gestão, precisam aderir às novas ferramentas do mercado, especialmente, aderir ao marketing como recurso para melhorar seus serviços, e sua relação usuário-organização.

Palavras-chave: Marketing em unidades de informação. Plano de Marketing.

Link: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/30396

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sildete Pereira Silva, UFPB

Ensino Profissional de nível técnico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil(2012)

Edna Gomes Pinheiro, UFPB

Doutora em Ciência da Informação (2013) - Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2001) - Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Biblioteconomia (1977) - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência e Tecnologia (1995 ) - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Administração de Bibliotecas Públicas e Escolares (1990 )- Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária da Universidade Federal do Ceará -UFC (1977-1997). Bibliotecária da Secretaria de Educação do Estado Ceará (1982-1990). Professora da Universidade Federal do Ceará (1992-1998). Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1998- ). Sub-Chefe do Departamento de Ciência da Informação - DCI/UFPB (jun.2009 a jun.2011). Chefe do DCI/UFPB (mar.2013- ). Consultora ad hoc de cursos do INEP/MEC. Experiência nas áreas: Produção, Organização e Utilização da Informação. Informação, cultura e sociedade, com enfase nas temáticas: Representação descritiva da informação. Gestão de Bibliotecas universitária, públicas e escolares. Metodologia da trabalho científico. Usuários de sistemas de informação. Leitura, mediação e apropriação da informação. Leitura e formação de leitores. Ação cultural. Biblioterapia. Políticas publica de fomento a leitura.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos