Bibliotecário e arquivista: contribuições estratégicas nas organizações

Autores

  • Márcio da Silva Finamor UFF
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Introdução: Essa pesquisa apresenta uma reflexão teórica sobre os processos de atuação e atividades dos profissionais da informação: bibliotecário e arquivista. Estabelece um breve panorama de suas atividades, consideradas estratégicas na literatura da área. Objetivo:Apresentar as perspectivas e possíveis contribuições do bibliotecário e arquivista para o desenvolvimento e aplicação de atividades estratégicas da informação em organizações. Metodologia:Revisão de literatura sobre o profissional bibliotecário e arquivista, suas funções e atividades nas organizações. Um estudo teórico fundamentado em autores da Ciência da Informação. Resultados:As ações realizadas pelos bibliotecários e arquivistas maximizam e promovem o uso da informação. Com os conceitos e técnicas fundamentais da área, como coleta e tratamento de documentos e informações, reaplica em um contexto renovado e de forma valorada.Os processamentos técnicos desse profissional são mais estratégicos do que qualquer atividade de gestão e necessários em qualquer ambiente. O profissional – arquivista – exerce maior atividade estratégica que qualquer um outro profissional da informação. Conclusões:Conclui que o bibliotecário e arquivista possuem em seu perfil, formação, habilidades, atividades técnicas (tradicionais), teóricas, de gestão e de cunho estratégico para a organização. Suas atividades e contribuições são mais que estratégicas, são também sociais. Suas perspectivas e possíveis contribuições são promissoras e relevantes. Como também favorecem o apoio em tomadas de decisão, na criação de novos conhecimentos e no tratamento da informação com qualidade. Possuem um papel diferenciado nos processos de Gestão da Informação (GI), Gestão do Conhecimento (GC), Gestão de Documental (GD) e de Inteligência Competitiva (IC), pois tradicionalmente, lida com a informação de forma técnica e teórica.

Palavras-chave: Bibliotecário. Arquivista. Atuação. Estratégia. Organização.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20925/20524

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio da Silva Finamor, UFF

Mestrando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG/ECI. Bibliotecário e Documentalista pela UFF.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos