Infoeducação: um passo além científico-profissional

Autores

  • Edmir Perrotti Universidade de São Paulo

Resumo

Introdução: O artigo trata da infoeducação e de sua importância para profissionais da informação. Objetivo: Para tanto, refere-se origem e desenvolvimento da infoeducação, na ECA/USP, decorrente de pesquisas e trabalhos realizados por equipes transdisciplinares, coordenadas e orientadas pelo Prof. Dr. Edmir Perrotti, desde finais dos anos 1980. Metodologia: Definida como linha de estudos e de ações socioculturais que se ocupam da dimensão formativa da informação, tendo em vista processos de mediação e apropriação de saberes informacionais, a infoeducação é apresentada a partir de premissas teórico-metodológicas que a distinguem de abordagens funcionalistas e meramente procedimentais, alavancadas pela noção educacionalmente restrita de competência informacional, mas que vêm pautando grande parte dos trabalhos dedicados à information literacy, no país e fora do país. Resultados: A formulação do conceito de infoeducação, fundamentada em investigações teórico-práticas, redefine relações históricas e assimétricas existentes entre informação e educação, articulando-as de forma dinâmica e não hierarquizada. Trata-se de ruptura epistemológica e prática que, além de desenvolver um corpo de distinções teóricas e metodológicas, abre trilhas para a superação de abordagens restritas, focadas apenas em perspectivas procedimentais e adaptativas que, como no passado, subordinam o campo da informação ao da educação, atitude desconectada da realidade cultural contemporânea. Conclusões: Conclui-se que a infoeducação é um passo além científico-profissional. Sua abordagem transdisciplinar e sociocultural permite-lhe ocupar-se tanto das dimensões epistêmicas fundamentais, envolvidas nas relações entre informação e educação, como fornece bases para que bibliotecários, museólogos, arquivistas e os dispositivos em que atuam ganhem centralidade e essencialidade nas dinâmicas de apropriação de informação, conhecimento e cultura, em nossa época.

Palavras-chave: Infoeducação. Information Literacy. Saberes Informacionais. Competências Informacionais. Apropriação Cultural.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314/20500

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmir Perrotti, Universidade de São Paulo

Professor Sênior do Departamento de Informação e Cultura e do Programa de Ciência da Informação, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. É criador e diretor científico do COLABORi - Colaboratório de Infoeducação da ECA/USP.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos