O fluxo da informação no processo de design de moda: uma análise aplicada em pequenas empresas de confecção da grande Florianópolis – Santa Catarina
Resumo
Relato de uma pesquisa que analisou o processo de desenvolvimento de produtos de vestuário, procurando detectar a influência do uso de informação em pequenas empresas. Define como questão para nortear o desenvolvimento da pesquisa: até que ponto a informação é aplicada ao design de moda e tem interferido no processo de criação e na modelagem de vestuário desse setor em Santa Catarina? Elege como lócus para a aplicação da pesquisa as pequenas empresas de confecção de Santa Catarina, especificamente, localizadas na região da Grande Florianópolis e como sujeitos os responsáveis diretos pelo desenvolvimento da coleção. Realiza uma pesquisa exploratória-descritiva, com base em dados de natureza qualitativa, levantados a partir de entrevistas estruturadas. Os resultados mostram o uso de fontes de informação para subsidiar o processo de design de moda. O fluxo da informação detectado nas empresas lócus desta pesquisa permite a seguinte caracterização: uma como criadora de produtos de moda, três como adaptadoras e duas como reprodutoras. No fluxo da informação interno prevalece a comunicação informal, as fontes de informação externas mais valorizadas são os sítios da Internet, revistas especializadas e catálogos de fornecedores. As fichas técnicas consolidam as informações de todo o processo de design de moda e subsidiam o processo de produção das coleções.
Palavras-chave: Fluxo de Informação. Design de moda. Pequenas empresas de confecção. Grande Florianópolis. Santa Catarina.
Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/22866/16524