O fluxo da informação no processo de design de moda: uma análise aplicada em pequenas empresas de confecção da grande Florianópolis – Santa Catarina

Autores

  • Claudia Finardi Faculdade Estácio de Sá
  • Edna Lucia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Jean Varvakis Rados Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Relato de uma pesquisa que analisou o processo de desenvolvimento de produtos de vestuário, procurando detectar a influência do uso de informação em pequenas empresas. Define como questão para nortear o desenvolvimento da pesquisa: até que ponto a informação é aplicada ao design de moda e tem interferido no processo de criação e na modelagem de vestuário desse setor em Santa Catarina? Elege como lócus para a aplicação da pesquisa as pequenas empresas de confecção de Santa Catarina, especificamente, localizadas na região da Grande Florianópolis e como sujeitos os responsáveis diretos pelo desenvolvimento da coleção. Realiza uma pesquisa exploratória-descritiva, com base em dados de natureza qualitativa, levantados a partir de entrevistas estruturadas. Os resultados mostram o uso de fontes de informação para subsidiar o processo de design de moda. O fluxo da informação detectado nas empresas lócus desta pesquisa permite a seguinte caracterização: uma como criadora de produtos de moda, três como adaptadoras e duas como reprodutoras. No fluxo da informação interno prevalece a comunicação informal, as fontes de informação externas mais valorizadas são os sítios da Internet, revistas especializadas e catálogos de fornecedores. As fichas técnicas consolidam as informações de todo o processo de design de moda e subsidiam o processo de produção das coleções.

Palavras-chave: Fluxo de Informação. Design de moda. Pequenas empresas de confecção. Grande Florianópolis. Santa Catarina.

Link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/22866/16524

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Finardi, Faculdade Estácio de Sá

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora Faculdade Estácio de Sá, Santa Catarina, Brasil.

Edna Lucia da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Gregório Jean Varvakis Rados, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering, Loughborough University of Technology, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos